Primeiros passos com Arduino
O que é um Arduino ?
Ele é um micro-Controlador, um Chip com repostas e lógicas, ou seja, você é capaz de fazer tudo com ele. Vamos imaginar que o Arduino é uma peça que irá te ajudar a realizar a comunicação entre mundo real e o virtual, quer um exemplo ?
Imagine a seguinte situação, você quer que seu computador saiba que está de dia ( Claridade do ambiente ), ele não tem olhos para realizar essa observação, mas podemos dar a ele um sensor de claridade, e esse sensor, através do Arduino, iria passar as informações para o seu computador.
Bom já que tocamos nesse assunto, vamos aproveitar e fazer isso na prática.
Primeiro claro, vamos precisar de um Arduino, pode ser qualquer um, perceba que existem diversos modelos e nomes, você decide qual usar. Eu estou usando o Arduino UNO
Certo, agora com o Arduino em mãos, vamos precisar ligar ele no computador e criar um código, esse código, vai ser responsável por tratar cada ação do Arduino, por exemplo :
- Leia os dados que estão no pino 3
( Eu escolhi o pino A0 porque normalmente ele vem com esse símbolo do lado ~ esse símbolo indica que aquela porta, é capaz de ler valores analógicos. Mas vamos deixar para explicar isso em outro momento. )
Digamos que o Pino esteja conectado no Sensor de claridade, e digamos que esteja pouco claro, o valor que esse sensor vai passar para o Arduino será baixo, porém se estiver muito claro, o sensor vai passar pouca claridade... Meio óbvio né...
Veja a seguinte montagem :
Esquema de conexão
Esses componentes montado conforme a foto acima, permite que o Arduino receba um valor X, normalmente esse valor varia de 0 a 1024 conforme a intensidade da claridade do ambiente.
Agora vamos realizar a criação do código responsável por coletar estes dados :
Prática
Passo 1 :
Definia quem é o responsável por coletar os dados, como disse anteriormente vou usar o pino A0
Perceba que no código acima, criamos uma variável do tipo inteira, e o conteúdo dela é "A0"
Passo 2 :
Defina o intervalo de cada coleta
Na T.I nós chamamos de Sleep ou Delay ( tempo de espera )
Passo 3 :
Agora que você tem o pino e o intervalo, vamos fazer a leitura,
o Arduino trabalho com pinos Analógicos e Digitais.
Analógico são fornecido por sensores ( Luminosidade e temperatura por exemplo )
Digital ( Costuma ser valores precisos como 0 ou 1 )
Como estamos falando de Analógico ( sensor de luminosidade ) vamos usar o coletor de dados analógicos.
Passo 4:
Bom perceba que o valor foi lido, porém nada vai acontecer porque o Arduino não tem um lugar para jogar essa informação, vamos por então na tela, para isso vamos ter que falar qual é o meio de comunicação.
A forma mais fácil é usar o Serial, que é o cabo USB que a gente já está usando,
sendo assim temos que falar a Velocidade da comunicação, por padrão é 9600.
Passo 5 :
Vamos agora coletar os dados e jogar na tela, para isso usamos um comando chamado :
"Serial.println( TEXTO ); "
Esse comando é bom, pois ele imprime a mensagem e pula para a próxima linha.
Pronto, com o código acima, você terá uma leitura na porta A0 e impressa na tela ;)
Qualquer dúvida deixe nos comentários e se possível respondo, mas procure na internet, leia livros e compre cursos EAD ;)
Ele é um micro-Controlador, um Chip com repostas e lógicas, ou seja, você é capaz de fazer tudo com ele. Vamos imaginar que o Arduino é uma peça que irá te ajudar a realizar a comunicação entre mundo real e o virtual, quer um exemplo ?
Imagine a seguinte situação, você quer que seu computador saiba que está de dia ( Claridade do ambiente ), ele não tem olhos para realizar essa observação, mas podemos dar a ele um sensor de claridade, e esse sensor, através do Arduino, iria passar as informações para o seu computador.
Bom já que tocamos nesse assunto, vamos aproveitar e fazer isso na prática.
Primeiro claro, vamos precisar de um Arduino, pode ser qualquer um, perceba que existem diversos modelos e nomes, você decide qual usar. Eu estou usando o Arduino UNO
Certo, agora com o Arduino em mãos, vamos precisar ligar ele no computador e criar um código, esse código, vai ser responsável por tratar cada ação do Arduino, por exemplo :
- Leia os dados que estão no pino 3
( Eu escolhi o pino A0 porque normalmente ele vem com esse símbolo do lado ~ esse símbolo indica que aquela porta, é capaz de ler valores analógicos. Mas vamos deixar para explicar isso em outro momento. )
Digamos que o Pino esteja conectado no Sensor de claridade, e digamos que esteja pouco claro, o valor que esse sensor vai passar para o Arduino será baixo, porém se estiver muito claro, o sensor vai passar pouca claridade... Meio óbvio né...
Veja a seguinte montagem :
Esquema de conexão
Esses componentes montado conforme a foto acima, permite que o Arduino receba um valor X, normalmente esse valor varia de 0 a 1024 conforme a intensidade da claridade do ambiente.
Agora vamos realizar a criação do código responsável por coletar estes dados :
Prática
Passo 1 :
Definia quem é o responsável por coletar os dados, como disse anteriormente vou usar o pino A0
Perceba que no código acima, criamos uma variável do tipo inteira, e o conteúdo dela é "A0"
Passo 2 :
Defina o intervalo de cada coleta
Na T.I nós chamamos de Sleep ou Delay ( tempo de espera )
Passo 3 :
Agora que você tem o pino e o intervalo, vamos fazer a leitura,
o Arduino trabalho com pinos Analógicos e Digitais.
Analógico são fornecido por sensores ( Luminosidade e temperatura por exemplo )
Digital ( Costuma ser valores precisos como 0 ou 1 )
Como estamos falando de Analógico ( sensor de luminosidade ) vamos usar o coletor de dados analógicos.
Passo 4:
Bom perceba que o valor foi lido, porém nada vai acontecer porque o Arduino não tem um lugar para jogar essa informação, vamos por então na tela, para isso vamos ter que falar qual é o meio de comunicação.
A forma mais fácil é usar o Serial, que é o cabo USB que a gente já está usando,
sendo assim temos que falar a Velocidade da comunicação, por padrão é 9600.
Passo 5 :
Vamos agora coletar os dados e jogar na tela, para isso usamos um comando chamado :
"Serial.println( TEXTO ); "
Esse comando é bom, pois ele imprime a mensagem e pula para a próxima linha.
Pronto, com o código acima, você terá uma leitura na porta A0 e impressa na tela ;)
// Antonio Thomacelli Gomes // tonnytg.com.br // Declare as variaveis abaixo int PinoEntrada = A0; void setup() { //Declare a função do pino aqui Serial.begin(9600); // Define a velocidade da comunicação com o cabo USB } void loop() { //Declare a repetição infinita aqui delay(100); analogRead( PinoEntrada ); //Coleta o dado uma vez Serial.println( analogRead ( PinoEntrada )); //Coleta o dado de novo e imprime na Tela Serial }
Qualquer dúvida deixe nos comentários e se possível respondo, mas procure na internet, leia livros e compre cursos EAD ;)
Vale ressaltar que o Arduino é capaz de controlar qualquer dispositivo que tenha comunicação com postas analógicas ou digitais, sua programação é fácil e feita para pessoas que não tem conhecimento com essa área.
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